A Secretaria de Saúde de Itajaí, por meio do Programa de Controle da Dengue, adquiriu um mini gerador de aerossol UBV (ultra baixo volume) que irá facilitar e agilizar o processo de aplicação de inseticida em áreas de transmissão da dengue no município. Anteriormente, a atividade era realizada pelos técnicos, com bombas costais e pesadas, que conseguiam atingir um raio de apenas 150 metros por vez. O novo equipamento tem a capacidade de aplicação em um raio de 600 a 1000 metros.

O mini gerador será acoplado em uma camionete do programa com sinalização de segurança adequada e irá se deslocar com uma velocidade média de 15 km. A aplicação ocorrerá em áreas com transmissão da doença aos finais de tarde, se as condições climáticas estiverem favoráveis. O objetivo principal é intensificar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da chikungunya e zika vírus.

“Esse equipamento será muito útil para o município, vai agilizar a aplicação do inseticida para eliminar o mosquito adulto e nos dar mais efetividade, já que será possível cobrir uma área maior a cada aplicação”, destaca o coordenador do Programa de Controle da Dengue, Lúcio Vieira.