O Município de Itajaí realiza nesta terça-feira (26) o Dia D de combate ao mosquito transmissor da dengue. O bairro escolhido para receber a ação é o Cidade Nova. Durante o período da manhã, das 08h às 11h, haverá mutirão de limpeza e eliminação de possíveis focos do Aedes aegypti, além de orientação e conscientização em escolas. A iniciativa acontece simultaneamente nos 11 municípios da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI).

A ação conjunta, organizada pelo grupo técnico dos coordenadores municipais e regionais de Saúde, tem como objetivo minimizar a transmissão da doença e evitar o aumento de casos durante o verão, período em que há maior proliferação do mosquito transmissor. A região da AMFRI concentra 732 mil habitantes e o deslocamento de pessoas entre os municípios é um fator de propagação. Este é o terceiro ano que a associação realiza ações conjuntas contra a dengue.

Itajaí escolheu como área prioritária para receber a iniciativa o bairro Cidade Nova, que é o terceiro com maior registro de casos na cidade. Interessados em participar da atividade podem comparecer ao ponto de encontro, que será em frente ao Centro Educacional Pedro Rizzi.

Situação da dengue em Itajaí

O Boletim Epidemiológico da Dengue nº 92 (22/11/2024), da Secretaria Municipal de Saúde, registra 34.920 casos confirmados de dengue e 39 mortes em Itajaí. Os bairros com maior quantidade de casos são Cordeiros, São Vicente e Cidade Nova. Mais informações em dengue.itajai.sc.gov.br.